quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Apoio ao maia presidente da Câmara

#UmaCoisaÉUmaCoisa

Se PDT e PCdoB confirmarem o alinhamento a Maia (e, por tabela, a Bolsonaro), será, historicamente, uma das posições mais vergonhosas na história da esquerda partidária brasileira.

Não há nenhum ganho numa aliança com Maia. No máximo, algumas cadeiras que não vão alterar em absolutamente NADA o jogo político.

O DEM (que, vale sempre lembrar, tem origens na antiga ARENA da Ditadura) votou em peso em todas as principais reformas do Governo Temer (Trabalhista, Terceirizações, Teto de Gastos), além de também ter votado em peso pelo impeachment de Dilma e para livrar Temer do afastamento pela denúncia que sofreu.

E o DEM fez tudo isso tendo Rodrigo Maia (o "Botafogo") na Presidência da Câmara, acelerando as reformas em um choque de liberalismo que, em 2 anos, destruiu toda a já pequena rede de proteção social que existia no Brasil, nos afundando ainda mais numa crise de desemprego e recessão.

Maia é o representante legítimo da agenda econômica de Paulo Guedes no Congresso e é por isso mesmo que Bolsonaro e o PSL não exitaram em o apoiar. É a continuidade do choque ultraliberal que arrocha trabalhadores pra proteger o lucro de poucos grandes empresários e, nos últimos 2 anos, mostrou que não está disposto a fazer concessões.

Se alinhar a Maia é se alinhar ao DEM (partido com mais representantes no Governo Bolsonaro), é sentar à mesa com o fascismo do PSL e éum indicativo de que aceita partes da tenebrosa agenda econômica de austeridade e privataria de Paulo Guedes.

O voto em Maia é uma traição às esquerdas e ao povo em geral que concedeu votos a esses partidos em outubro passado. Não há pragamatismo que explique, a não ser que minhas suspeitas de que o PDT apoia pontos da agenda Guedes se confirmem. Mas o PCdoB segue inexplicável.

Espero, de verdade, que PDT e PCdoB ouçam suas bases, que parecem, na grande maioria, não concordar com essa atitude vergonhosa.

É preciso entender que, mesmo Maia vencendo (o que é quase certo), o resultado dessa aliança será a mais vergonhosa derrota que a esquerda poderia sofrer nesse momento.

Junto ao povo, e para efeitos de organização popular, ganhamos mais num derrota honrosa unindo o campo progressista do que numa falsa vitória de braços dados com o fascismo.

Obs: não faço críticas ao posicionamento de PT e PSB, aqui, pelo simples fato de que ainda não houve um. Já os posicionamentos do PDT e do PCdoB foram oficiais, de seus deputados. Espero que PT e PSB não se somem a essa vergonha.

#OutraCoisaÉoutraCoisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário