quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Casa Civil - Mercadante

Quero mudar, Quero mudanças.

           Nada muda se nada mudar. "Joaniro Amancio Pereira”

O ministro-chefe da Casa Civil – cargo ocupado agora por Aluisio Mercadante - equivale a uma espécie de primeiro-ministro, segundo o cientista político e diretor acadêmico da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo). 
“Ele articula todo o funcionamento interno do governo”, explica o especialista. Segundo Fornazieri, a função tem dois perfis: um mais político e outro de caráter gerencial. 
Em relação ao lado político: quando o governo, por exemplo, envia ao Congresso um projeto de lei, é necessária uma articulação, por parte do ministro da Casa Civil, para que esta proposta “caminhe” a favor dos interesses do governo, segundo o professor. 
Já a função técnico-gerencial equivale a uma espécie de “diretor-geral”, no qual o ministro administra e acompanha as grandes obras do governo, como o projeto “Minha Casa Minha Vida”, as obras para a Copa do Mundo, entre outros.
Exemplos de ministros
Como exemplo para estes dois perfis, Fornazieri cita ministros do governo Lula: José Dirceu e a atual presidente, Dilma Rousseff. Quando Dirceu estava neste cargo, a função de ministro da Casa Civil tinha um perfil mais político, enquanto na “era Dilma” o posto tinha um caráter técnico-administrativo. 
Antonio Palocci vinha exercendo esta dupla função, explica Fornazieri. “Embora estivesse ligado às grandes obras, o fato é que ele tinha participação intensa na agenda política”, explica.

Para Mudar o Mundo ou as pessoas você precisa começar por algum lugar ou alguém. Comece por VOCÊ, PELA SUA CASA.

De Olho Nos Nossos Direitos






Nenhum comentário:

Postar um comentário